quinta-feira, 7 de maio de 2009

AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA...

Nessa etapa final da disciplina de TIC’s, vejo como essa disciplina é e continuará sendo importante em nossa vida, pois, tem muito a nos oferecer, por isso digo, a tecnologia veio para ficar, e quem não se atualizar ficará para trás, pois o tempo não para, por isso devemos nos atualizar constantemente, para assim crescermos profissionalmente como futuros professores e podermos colocar em prática tudo oque aprendendemos com a tecnologia em geral.
Não da mais pra fazer de conta que as tecnologias não chegaram na escola, ela está em toda a parte, e principalmente na escola e é por isso que temos que nos atualizar, para que assim, saibamos utilizar a tecnologia de uma forma construtiva, que leve o aluno a construção do conhecimento.
Dentre todas as tecnologias que podemos utilizar em sala de aula, o computador é a que causa mais preocupação, pois, em muitas escolas a laboratórios de informática e muitos deles são equipados com computadores de qualidade e modernos, só que não adianta termos o melhor, o mais modernos se não saberemos usufruir de seus recursos de maneira correta, a qual venha para nos beneficiar no processo de ensino-aprendizagem.
Para que os computadores venham a ser usados de maneira correta, temos que ter pessoas capacitadas e competentes para ensinar, as quais sabem fornecer um conhecimento de qualidade, que facilita a aprendizagem do aluno.
Quando utilizamos as tecnologias, levamos para a sala de aula outras maneiras de aprender, maneiras que fazem os alunos se interessarem pelo conteúdo de diferentes disciplinas, maneiras que tornam as aulas atrativas e construtivas.
Vamos continuar essa luta, por uma educação de qualidade onde as TIC’s façam parte do currículo escolar de uma forma interdisciplinar para fazer somar a educação mais saber e informação.

19 comentários:

  1. Concerteza a tecnologia está para todos utilizarem nas escolas, contudo a falta de preparo dos educadores muitas vezes interferem na qualidade do trabalho proposto. Existem casos de educadores que nunca trabalharam com computadores e mal sabem ligá-los, não adiantando ter salas de informática e outros recursos informacionais. Para amenizar está situação, o Estado poderia propiciar uma maior quantidade de cursos de aperfeiçoamento e capacitação e os educadores terem uma maior boa vontade para aprender novas formas tecnologia.

    ResponderExcluir
  2. No mundo atual é de suma importância que o professor busque sempre atualizar-se para acompanhar as novas tecnologias. E não somente inovar-se, mas sim passar o conhecimento para o aluno de forma construtiva, onde ele aprenda de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos da tecnologia e sabemos como esta pode nos ajudar na construção do conhecimento, no entanto não basta termos uma sala de informática, precisamos saber utiliza-lá para que possa vir a somar na educação.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto.Pois o uso do COMPUTADOR è muito enriquecedor para as aulas,e facilitando sim a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  5. O texto, retrata a realidade da maioria das escolas. A necessidade do professor trabalhar de forma interdisciplinar dentro da sala de aula utilizando principalmente o mundo fantástico da informática como ferramenta para desenvolver o conhecimento do aluno.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto e acredito que o professor deverá estar preparado para essa inovação essa nova realidade da sociedade e principalmente para o novo perfil do aluno, que possui extrema facilidade em dominar os sistemas de informação. Também acredito que o bom professor é aquele que age como um facilitador, um mediador no processo de aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  7. Nossas ferramentas de trabalho a muito tempo não correspondem mais as necessidade e anseios do mundo em que vivemos, está capacitação vem sendo adiada ao longo dos anos, mas agora não é mais possível continuar com nossas velhas ferramentas, não tenhamos que inutilizá-las mas adicionar a estas as novas tecnologias. O professor precisa perceber o mundo virtual como aliado no processo educacional e adaptar-se ao novo para que tenhamos uma aprendizagem realmente significativa.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto e acredito que o professor que não estiver preparado para utilizar as tecnologias vão ficar para trás.
    Temos sempre que estar aberto ao novo.

    ResponderExcluir
  9. O uso das novas tecnologias de informação e comunicação, mais do que nunca, devem ser usados como ferramentas indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. Professores e alunos devem estar inseridos nesse contexto, nesse mundo dinâmico e globalizado.

    ResponderExcluir
  10. o texto é muito importante, para nos professores, ficarem atentos as mudanças que vao acontecendo no mundo para nao ficarmos para tras.
    Lucineia

    ResponderExcluir
  11. O professor deve se informar das novas tecnologias para ministrar aulas interessantes com seus alunos.

    ResponderExcluir
  12. As mudanças estão acontecendo muito rapidamente e os professores precisam acompanhá-las para ajudar na construção de conhecimentos de nossos alunos.Precisamos lembrar que algumas escolas ainda não estão equipadas com esses recursos tecnológicos que com certeza irá ajudar muito na aprendizagem dos mesmos.

    ResponderExcluir
  13. Não podemos fingir que as novas tecnologias não estão aí,nós professores temos que correr atrás, vencermos diversos obstáculos para explorarmos mais os benefícios das novas tecnologias na escola.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Salgado Ribeiro11 de junho de 2009 às 16:50

    As TICs se acentuam cada vez mais no Brasil.Vem de encontro a um novo olhar para a relação ensino-aprendizado.Derrubando fronteiras e permitndo a partilha de informações entre indivíduos de diferentes áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  15. A tecnologia é um fator atuante em nossa sociedade contemporânea e a integração entre conhecimento, professor, aluno e computadores torna-se indispensável para um ensino de qualidade e eficiente.
    ANDRÉ DE CASTRO VIDAL

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto! A tecnologia chegou à escola para inovar e acrescentar novos saberes, é necessário que todos se adequem aos novos tempos e tudo de bom que ele trás.

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia chegou como uma inovação para auxiliar o docente em sua prática. É necessário que todos tenham coragem para encarar este novo desafio.

    ResponderExcluir
  18. ctgeralda@hotmail.com
    É verdade, o computador principalmente chegou e facilitou muito nossa vida, só fico preocupada porque ainda existe uma grande maioria que não tem acesso a essa ferramenta, que pena de uma certa forma essas pessoas ainda são excluidas deste mundo tão moderno...

    ResponderExcluir
  19. O mundo está cada vez mais envolvido com novas tecnologias. Nós percebemos que a cada dia é necessário ser participante desse processo de forma efetiva: mundo, escola, tecnologia, mundo.

    ResponderExcluir